Os caças Eurofighter foram acionados e voaram supersônico para ajudar a localizar e guiar avião que havia perdido contato em voo a partir da Islândia
No sábado (4), caças Eurofighter Typhoon da Real Força Aérea britânica (RAF, na sigla em inglês) quebraram a barreira do som para localizar uma aeronave civil que perdeu contato com o controle de trafégo aéreo.
Os caças foram acionados para localizar o avião e a escolta-lo até o aeroporto Stansted, um dos cinco aeroportos que servem a região metropolitana de Londres. A aeronave civil havia decolado da Islândia e tinha como destino Nairobi, no Quênia.
Durante o voo sobre o mar o avião perdeu a capacidade de manter sua navegação e através do contato com o centro de controle pediu ajuda para encontrar um aeroporto alternativo.
Scary #sonicboom#Northamptonshire@ChronandEcho@SkyNews@DxGusherpic.twitter.com/TJRSFYcLaZ
— Linda Steele (@lindasteele1958) March 4, 2023
O estrondo sônico causado pelos Eurofighter Typhoon assustaram alguns moradores da região sobrevoada e câmeras de residências gravaram o "Sonic Boom". O Ministério da Defesa informou que os caças foram autorizados a voar em regime supersônico, dado a emergência do caso.
“Um voo foi desviado para o aeroporto de Stansted depois que as comunicações com o piloto foram perdidas. O avião foi escoltado até o aeroporto por jatos da RAF", disse a RAF em um comunicado.
As autoridades afirmam que uma investigação será iniciada para apurar as causas da perda de contato da aeronave civil.
Por André Magalhães
Publicado em 07/03/2023, às 12h15
+lidas