Caças F-22 e F-16 dos EUA interceptam bombardeiros, aviões tanque e caças russos que voavam próximo ao Alasca
Caças F-16 e F-22 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF,na sigla em inglês) interceptaram aviões militares russos que voavam próximos da Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca (ADIZ).
O caso ocorreu no último dia 11 de maio, quando o controle aéreo do NORAD identificou bombardeiros Tu-95 Bear, aviões-tanque Il-78 Midas e caças Su-35 Flanker, voando próximo da ADIZ. A região, que abrange os EUA e o Canadá, ao longo de toda a Guerra Fria foi palco de interceptações, o que voltou a ocorrer com frequência nos últimos anos.
Do lado norte-americano foram acionados os caças F-16 e F-22, bem como um avião-tanque KC-135 Stratotankers e uma aeronave de alerta aérea E-3 Sentry.
"As aeronaves russas permaneceram no espaço aéreo internacional e não entraram no espaço aéreo soberano norte-americano ou canadense", disse a OTAN em nota.
A Rússia, até o momento, não divulgou um comunicado oficial sobre o episódio. Contudo, não são raras interceptações entre aeronaves militares de ambos os países em diversos pontos do globo.
Por André Magalhães
Publicado em 16/05/2023, às 11h20
+lidas