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Na Zona Franca de Manaus

Brasil produzirá combustível de aviação usando óleo de palma

Empresas construirão uma biorrefinaria para produzir combustível sustentável a partir do óleo de palma


Combustível sustentável substituirá gradualmente o tradicional querosene de aviação - Divulgação
Combustível sustentável substituirá gradualmente o tradicional querosene de aviação - Divulgação

Duas empresas anunciaram uma parceria para a produção e comercialização de combustível sustentável de aviação, conhecido como SAF, a partir do óleo de palma. 

A Brasil BioFuels (BBF) fará o investimento industrial, de cerca de R$ 2 bilhões, na construção de uma biorrefinaria, na Zona Franca de Manaus, onde serão produzidos o óleo vegetal hidrotratado (HVO) e o SAF, com volume estimado em 500 mil m³ por ano, o equivalente a 2% da demanda brasileira da Vibra de QAV+Diesel e 24% da região Norte. 

A Vibra Energia, a outra empresa envolvida, não fará aporte financeiro e atuará como offtaker (comprador) individual, com exclusividade sobre a produção por 5 anos, podendo ser renovado por mais 5 anos. A empresa irá acessar clientes que estão em busca de soluções sustentáveis e ajudá-los a fazer sua descarbonização. Esta será a primeira produção no Brasil de biocombustível para a aviação em escala industrial, com oportunidade também de geração de créditos de carbono. 

Tanto o HVO quanto o SAF são uma solução “drop-in”, ou seja, podem ser misturados ao combustível de origem fóssil  e substituir, de forma integral e imediata, o diesel e o querosene de aviação, respectivamente, sem necessidade de adaptações, com um custo de produção competitivo em relação ao diesel e ao QAV fóssil.

O SAF será, num primeiro estágio, misturado ao combustível tradicional da aviação (QAV), porém, os percentuais mínimos obrigatórios ainda estão em discussão. A expectativa é de que a participação do biocombustível seja gradualmente ampliada até que seja a maior parte do tanque. 

A biorrefinaria entrará em operação no primeiro semestre de 2025. O SAF e o HVO têm previsão de serem disponibilizados ao mercado brasileiro entre 2025 e 2026.

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Marcel Cardoso
Publicado em 14/04/2022, às 13h30


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