AERO Magazine
Busca

Parceiros históricos

Brasil e República Tcheca buscam novos acordos para defesa

O Ministério da Defesa do Brasil realizou uma reunião preliminar com a República Tcheca para ampliar a parceria na indústria de defesa


A República Tcheca é um dos parceiros do programa C-390 Millennium - Embraer
A República Tcheca é um dos parceiros do programa C-390 Millennium - Embraer

O Brasil prepara um acordo de cooperação no setor de defesa com a República Tcheca, buscando promover o intercâmbio comercial e tecnológico. A primeira reunião ocorreu n último dia 4, entre o Ministério da Defesa e associações e empresas de defesa de cada país.

O encontro preliminar teve como objetivo principal fortalecer os laços comerciais e de cooperação no setor de defesa com a República Tcheca, um parceiro com presença na indústria aeroespacial nacional, inclusive no programa do C-390 Millennium.

Durante a reunião, que ocorreu de forma híbrida, cada país apresentou seus portfólios e potencialidades, buscando novos acordos comerciais na área de defesa. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), do Departamento de Promoção Comercial (Depcom), da Embaixada da República Tcheca no Brasil, da Embaixada do Brasil na República Tcheca e da Adidância Militar do Brasil na República Tcheca, assim como da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), o Sindicato Nacional das Indústrias e Materiais de Defesa (Simde) e a Associação da Indústria Aeroespacial Tcheca.

Além dos temas relacionados diretamente as oportunidades de negócios em defesa, novos acordos poderão ampliar a capacidade indústria de ambos os países, permitindo a geração de novos postos de trabalho e renda. Usualmente o segmento de defesa conta com profissionais altamente qualificados, em faixas salariais acima da média nacional.

Nos últimos anos o Brasil tem ampliado seus acordos internacionais no setor de defesa, buscando promover projetos nacionais no exterior e buscar parcerias em diversos segmentos da indústria. A expectativa é que a cooperação bilateral no setor de defesa seja fortalecida, trazendo benefícios tanto para as empresas envolvidas quanto para a sociedade como um todo.

"Nosso trabalho é colaborar para que a Base Industrial de Defesa brasileira tenha capacidade de atender, com excelência, às necessidades de produtos, serviços e sistemas das nossas Forças Armadas", afirmou Rui Chagas Mesquita, secretário de produtos de defesa do Brasil.

A reunião preparatória para o DID Brasil-República Tcheca representa um passo importante na aproximação entre os setores de defesa dos dois países.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 07/03/2024, às 17h00


Mais Notícias