República Tcheca é o quarto país membro da OTAN a selecionar o avião militar multimissão C-390 da Embraer
O governo da República Tcheca informou hoje (17), que iniciou negociações para a aquisição de dois aviões militares multimissão Embraer C-390 Millenium.
A potencial compra foi baseada em uma avaliação e análise de mercado elaborada pelo Ministério da Defesa da República Tcheca, que observou que o C-390 poderá ser utilizado em diversos cenários e atende as planos de defesa do país.
As tratativas para o acordo já foram iniciadas e prevê a aquisição de duas unidades da aeronaves e todos suporte durante o início das operações, incluindo o treinamento de pilotos e técnicos e fornecimento de peças de reposição.
Com a decisão, a República Tcheca se tornará o quarto país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Europa a escolher o C-390, acompanhando Portugal, Hungria e Holanda.
A Força Aérea Portuguesa já está voando, em fase experimental, seu primeiro C-390, enquanto a Holanda ainda não formalizou a assinatura do contrato de compra.
O Brasil já utiliza o avião em sua unidade de defesa aérea, enquanto a Áustria anunciou em setembro passado a escolha para substituir a frota de C-130 Hercules.
"O C-390 Millennium está atraindo a atenção de várias nações ao redor do mundo", disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
A Embraer declara que uma das vantagens do C-390 é o seu o baixo custo operacional aliado a várias funções multiplataforma, como transporte de soldados, paraquedistas, cargas, busca e salvamento, reabasteciemento em voo, entre outras.
Wesley Lichmann
Publicado em 17/10/2023, às 10h20
+lidas