AERO Magazine
Busca

Global 6000 militar

Bombardier realiza o primeiro voo do Pegasus, jato executivo modificado para uso militar

Plataforma Pegasus é liderada pela Hensoldt e realiza voo inaugural com Lufthansa Technik e Bombardier


Primeiro voo da aeronave Pegasus foi realizado em Wichita, no Kansas - Divulgação
Primeiro voo da aeronave Pegasus foi realizado em Wichita, no Kansas - Divulgação

A Hensoldt, em parceria com a Lufthansa Technik Defense e Bombardier Defense, comemorou o primeiro voo da aeronave Pegasus, realizado em Wichita, no Kansas. O projeto, que utiliza o sistema de inteligência de sinais Kalætron Integral, visa realizar missões críticas de vigilância de sinais para as forças armadas alemãs.

Segundo a fabricante, os testes da aeronave estão sendo conduzidos pela equipe da Bombardier Flight Test Centre, que valida a capacidade do Bombardier Global 6000 em atender às exigências do Bundeswehr alemão.

Este é o primeiro de três aviões modificados a serem entregues à força aérea alemã. O voo inaugural é um marco significativo no processo de certificação e integração dos sistemas da aeronave.

Representantes da Hensoldt, Lufthansa Technik, Bombardier e das forças armadas alemãs estiveram presentes na celebração em Wichita. A próxima etapa será a transferência da aeronave para Hamburgo, onde a Lufthansa Technik conduzirá a integração final e certificação dos sistemas de reconhecimento.

Desde 2021, a Hensoldt lidera o contrato para fornecer sistemas de inteligência eletrônica a bordo das aeronaves, com modificações estruturais realizadas nas instalações da Bombardier nos EUA.

Pequenas e médias empresas da Alemanha, Canadá e EUA também estão envolvidas no projeto, que avança rumo à conclusão final.

Por Micael Rocha
Publicado em 24/10/2024, às 16h45


Mais Notícias