AERO Magazine
Busca

Ebace 2022

Bombardier lança o avião executivo mais rápido do mundo

Global 8000 é o mais novo avião executivo da Bombardier e que se destaca por velocidade, eficiência e a sustentabilidade


Imagem Bombardier lança o avião executivo mais rápido do mundo

A Bombardier lançou, nesta segunda-feira (23), o seu mais novo membro de seu portfólio de jatos executivos: o Global 8000.

Considerado o mais rápido e de longo alcance do mundo, com alcance de 8.000 milhas náuticas (14.816 km) e uma velocidade máxima de Mach 0,94 (1.151 km/h), o modelo promete oferecer aos operadores uma junção de excelente desempenho, voos suaves e boa experiência ao passageiro.

Há um ano, um voo de demonstração, utilizando um Global 7500 (versão anterior), mostrou o quanto o novo modelo é capaz. A aeronave, acompanhada por um avião de perseguição da Nasa F/A-18, repetidamente alcançou velocidades superiores a Mach 1.015 (1.243 km/h, um passo fundamental para permitir uma velocidade máxima de operação de Mach 0.94 e se tornar o jato de negócios mais rápido do mundo e o mais rápido na aviação civil desde o lançamento do Concorde, nos anos 1970, além de se tornar o avião da categoria a fazer voos supersônicos com o combustível de aviação sustentável (SAF).

Suíte para entretenimento do Global 8000
Suíte do Global 8000 possui um televisor 4K e sistemas touchless - Foto: Bombardier/Divulgação.

Com suas quatro suítes personalizadas projetadas ergonomicamente para maximizar o espaço e a liberdade de movimento, o Global 8000 também incorpora as características revolucionárias introduzidas por seu antecessor que melhoram o conforto dos passageiros, incluindo o sistema de iluminação circadiana Soleil para ajudar a combater o jet lag. Juntamente com o assento Nuage, com a primeira posição de gravidade zero, os passageiros chegarão aos seus destinos revitalizados e atualizados, segundo o fabricante.

O novo modelo pode transportar clientes eficientemente para uma grande variedade de destinos, por conta de seu alcance, principalmente rotas intercontinentais. 

"Hoje, a Bombardier solidifica mais uma vez sua posição como líder na aviação empresarial com o mais novo membro da família global líder do setor", segundo o CEO, Éric Martel. "O Global 8000 aproveita os atributos pendentes da aeronave Global 7500, fornecendo aos nossos clientes uma aeronave emblemática de uma nova era”, completou.

As primeiras aeronaves deverão entrar em operação em 2025.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Marcel Cardoso
Publicado em 23/05/2022, às 16h00


Mais Notícias