AERO Magazine
Busca

Cargueiro por um tempo

Bombardeiros B-52H transportaram caixas ao invés de bombas

Sistema de caixas que os bombardeiros B-52H transportaram permite leva suprimentos e equipamentos no compartimento de bombas


Usaf
Usaf

Quatro bombardeiros pesados B-52H Stratofortress fizeram uma missão um tanto inusitada, transportando caixas combartimento de armas ao invés de bombas, como seria o padrão.

A operação especial consistiu em uma série de voos para a base aérea de Fairchild, no estado de Washington, na costa pacífica, entre os dias 16 a 19 de agosto, onde os aviões participaram do exercício Agile Combat Employment.

Bocs no B-52H
Tamanho das caixas Bocs são ideias parao espaço do compartimento de bombas- Usaf

No lugar das tradicionais bombas, foram montadas caixas com equipamentos de manutenção e suporte. No entanto, embora a notícia pareça inusitada ou inédita, poucos sabem, mas os os contêniersde carga, conhecidos como Bocs (On-Board Cargo System), foram criados para permitir que os aviões possam transportar volumes de carga em missões diversas.

Cada bombardeiro pode carregar até dois Bocs, com 2.268 quilos cada, somando quase cinco toneladas de carga diversa.

“O conceito original do Bocs era criar a oportunidade de manutenção e operações para transportar taticamente qualquer coisa necessária para ajudar a tornar nossa presença constante de bombardeiros bem-sucedida”, disse Anthony Williams, militar da Usaf.

Esta missão pode fazer diferença na logística, uma vez que dependendo da missão, não exige mais o deslocamento de aeronaves cargueiras apenas para apoiar os B-52, mesmo que com pequenas quantidades de suprimentos. Isso reduz os custos, tempo e riscos nos deslocamentos dos bombardeiros.

A adição de mais uma capacidade nos B-52 reforçam a presença dos bombardeiros como peças estratégicas no arsenal da força aérea dos Estados Unidos. Com 70 anos desde o primeiro voo, os aviões continuam oferecendo grande flexibilidade e elevada capacidade operacional. A expectativa é que com a modernização de sistemas de radar, aviônica e motores, os atuais B-52H que estão em serviço há 61 anos, devem continuar em operação até meados de 2040, quando terão mais de 80 anos de atividade.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 01/09/2022, às 06h00


Mais Notícias