AERO Magazine
Busca

Acima do limite

Boeing divulga nota explicando problema no teste do 777X

Fabricante afirma que problema ocorreu na fase final do teste e falha está sob investigação


Imagem mostra um teste de carga estrutural aplicado ao 787, onde as asas são elevadas muito acima dos parâmetros operacionais

Após o recente problema durante os ensaios estáticos com o 777X, a Boeing suspendeu a campanha de testes avaliando o que ocasionou a falha. A aeronave dedicada aos ensaios estáticos estava envolvida em um teste de carga estrutural quando uma falha não prevista foi detectada.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o fabricante, o problema ocorreu nos momentos finais, quando 99% do teste havia sido concluído e envolveu uma despressurização da seção traseira da fuselagem. O ensaio faz parte do extenso processo de certificação de uma aeronave comercial, onde o projeto é levado a situações muito acima do previsto em uma operação regular. Normalmente as cargas empregadas no teste superam em mais de 150% o limite máximo de projeto, sendo conduzido para verificar o limite estrutural e seus requisitos. 

Leia abaixo a declaração da Boeing na íntegra:

SOBRE O TESTE DE CARGA NO 777X

Durante o teste de carga final do avião de teste estático 777X, um teste que envolve dobrar as asas do avião até um nível muito além do esperado em serviço comercial, surgiu um problema que exigia que a equipe suspendesse o teste. O problema do teste ocorreu durante os minutos finais do teste, em aproximadamente 99% das cargas finais do teste, e envolveu uma despressurização da seção traseira da fuselagem.

A equipe de teste seguiu todos os protocolos de segurança e o fabricante realiza uma avaliação abrangente da causa nas próximas semanas. O avião estático está sendo testado com sucesso desde junho, e esse foi o teste final para o item de teste estático. Embora a avaliação da causa continue, Boeing não espera que isso tenha um impacto significativo no projeto da aeronave ou no cronograma geral do programa de testes e continua totalmente focada na segurança como sua maior prioridade, pois submeterá o 777X a um rigoroso programa de testes antes do primeiro voo.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Santiago Oliver | Fotos: Divulgação
Publicado em 10/09/2019, às 15h30 - Atualizado às 16h09


Mais Notícias