Ensaio de fator de carga apresentou falha não prevista em projeto e teste foi suspenso
A Boeing suspendeu os ensaios de carga estruturais no 777X após detectar uma falha não prevista no projeto. Embora o fabricante não tenha reportado qual o problema, o primeiro jornal a noticiar a falha foi o norte-americano The Seattle Times, que afirmou ter sido uma explosão em uma porta do porão de cargas.
Em nota publicada pelo Seattle Times, a Boeing afirma que as condições dos testes estavam muito acima da carga esperada em uma operação normal e que o ensaio está seguindo todos os protocolos de segurança. De acordo com a Reuters, a Boeing afirma que os testes gerais vão continuar, a suspensão atinge apenas os ensaios estáticos, para análise da falha.
Os ensaios estáticos levam a estrutura da aeronave a situações extremas, muito acima da encontrada em voos regulares, sendo a maioria superior mesmo a emergências graves.
O incidente é o mais recente em uma série de problemas no programa 777X, que inclui falha nos motores GE9X. Além disso, em agosto a Boeing anunciou que estava suspendendo o desenvolvimento do 777-8, a versão de menor capacidade e de longo alcance, em uma revisão do cronograma.
A expectativa é que o 777-9 possa ser homologado ainda no próximo ano, com as primeiras entregas ocorrendo em meados de 2021.
Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 09/09/2019, às 12h00 - Atualizado às 15h21
+lidas