AERO Magazine
Busca

1000 aeronaves em 41 anos

Milésimo helicóptero Super Puma é entregue

Modelo se destacou em serviços civis e militares sendo empregado como plataforma multimissão


Miléssimo Super Puma foi entregue para a polícia federal da Alemanha

A Airbus Helicopters entregou o milésimo helicóptero Super Puma. O exemplar histórico é da versão H215 que será operado pela Bundespolizei, a polícia federal alemã, em suporte ao Havariekommando alemão (CCME), que gerencia emergências marítimas na costa da Alemanha.

O Super Puma é um helicóptero bimotor multifuncional, criado pela então Aérospatiale como um helicóptero médio baseado no AS 330 Puma. O primeiro voo ocorreu em 1978, garantindo uma posição de destaque do modelo no mercado civil e militar. Atualmente o modelo é operado por quase 100 empresas em 59 países. Após a reestruturação da indústria europeia sob guarda da EADS, os modelos foram redesignados e reposicionados no mercado. Os modelos civis H215 e H225, são amplamente utilizados em operações policiais, trabalho aéreo, busca e salvamento, transporte offshore e missões governamentais. Já no segmento militar a Airbus Helicopters oferece o H215M e o H225M para busca e salvamento, transporte de militares, patrulha marítima, busca antissubmarino, operações especiais e missões de serviços públicos, entre outros.

LEIA TAMBÉM

Bundespolizei opera com 23 unidades da família Super Puma em missões de emergências marítimas na costa da Alemanha

A milésima entrega completa o pedido de quatro H215 da polícia federal alemã. Os três primeiros foram entregues em dezembro de 2018, e expandem para 23 a frota de Super Puma da Bundespolizei, que inclui 19 unidades AS332 L1, tornando-os hoje um dos maiores operadores de Super Puma do mundo.

A família Super Puma e Puma é operada pelas três forças brasileiras, sendo o Super Puma o vencedor da concorrência HX-BR, que firmou um contrato para 50 unidades do H225M.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 09/09/2019, às 14h00 - Atualizado às 14h14


Mais Notícias