AERO Magazine
Busca

Regulamentação flexível

Passageiro na Inglaterra se torna voluntário para assumir voo atrasado

Após negociação com empresa aérea o passageiro que é piloto foi autorizado a cumprir a etapa mesmo estando de férias


Uma cena inusitada ocorreu no aeroporto de Manchester, na Inglaterra, quando um passageiro se ofereceu para pilotar o avião. Com o voo somando mais de duas horas de atraso, o piloto Michael Bradley que estava de férias se ofereceu para ser um dos pilotos.

A curiosa situação ocorreu logo após a easyJet enfrentar problemas com a escalas de piloto após uma falha afetar o centro de controle francês, gerando uma série de atrasos em todo o continente europeu.

LEIA TAMBÉM

1

Bradley que é funcionário da empresa estava com a esposa e o filho no voo para Alicante, na Espanha, quando foi informado da impossibilidade de decolar por falta de tripulação. Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Bradley contou que ao saber da situação telefonou para a companhia se oferecendo para ser um dos pilotos do voo. Após 38 minutos a easyJet autorizou ele embarcar como tripulante.

A situação é bastante incomum, visto que as rígidas regras de descanso e regulamentos aeronáuticos não costumam autorizar tripulantes fora da escala de trabalhos assumirem um voo. Independe de estar ou não no mesmo voo, um piloto de férias não pode assumir o posto, visto que em diversos casos envolve inclusive questões legais, como seguro.

O caso especifico ocorreu após a easyJet consultar sua equipe jurídica e a escala de voo, constatado que por estar portando a habilitação e ter voado poucos dias antes, não haveria maiores entraves para Bradley poder assumir sua função de piloto.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 06/09/2019, às 13h00 - Atualizado em 12/09/2019, às 19h23


Mais Notícias