AERO Magazine
Busca

Ainda o 'novo' normal

Bloqueio do assento do meio reduz exposição ao coronavírus em até 57%

Estudo conduzido pela Universidade do Kansas explica como prevenir contágio a bordo


A idade avançada do projeto do Il-96-400 comprometeu seu sucesso comercial até mesmo na Rússia

O bloqueio de assentos intermediários (do meio) pode reduzir a exposição ao coronavírus de 23% a 57%, de acordo com um estudo sobre distanciamento social publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, em parceria com a Universidade do Kansas.

Os pesquisadores basearam suas descobertas na modelagem laboratorial da exposição ao Sars-Cov-2, o vírus causador da covid-19, em aeronaves de corredores duplo e único. A simulação ocorreu em novembro do ano passado, com os resultados sendo divulgados agora, após quase seis meses de estudos.

A pesquisa foi apoiada uma análise separada sobre a transmissão do coronavírus em um voo internacional de dez horas, onde dezesseis pessoas foram contaminadas. Concluiu-se então, que 75% dos passageiros infectados estavam sentados a duas fileiras de um passageiro contaminado.

Nos Estados Unidos as principais companhias aéreas bloquearam os assentos intermediários depois do início da pandemia, mas agora estão retomando gradativamente. O argumento é que outro estudo mostra que caso todos os passageiros estejam utilizando máscaras existe um risco muito baixo de contaminação, mesmo sentando lado a lado. A Delta Air Lines será a última a implementar o desbloqueio, a partir de 1.º de maio, enquanto as demais já estão vendendo todos os lugares do avião.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/04/2021, às 16h00 - Atualizado às 17h50


Mais Notícias