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APU Zero

Azul reduzirá consumo de combustível no Santos Dumont

Programa da Azul reduzirá em até 70% o consumo de combustível no aeroporto Santos Dumont


A320neo em Viracopos alimentado por fonte externa de energia - Divulgação
A320neo em Viracopos alimentado por fonte externa de energia - Divulgação

A Azul Linhas Aéreas anunciou hoje (24), a implementação do programa APU Zero no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O projeto adotado em doze aeroportos é capaz de reduzir em cerca de 70% o consumo de combustível das aeronaves em solo.

Em parceria com os aeroportos, os sistemas das aeronaves passam a ser alimentados por uma fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado, durante o procedimento de embarque e desembarque, desligando a Unidade Auxiliar de Energia (Auxiliary Power Unit - APU, na sigla em inglês), que alimenta os sistemas dos jatos.

O APU é um motor auxiliar, geralmente localizado na cauda das aeronaves, e é acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está no chão, parqueada ou em sua posição designada nos terminais.

O programa de sustentabilidade da Azul começou em abril de 2022, no aeroporto de Viracopos, em Campinas, principal centro de conexões (hub) da companhia.

Além de Campinas e do terminal central do Rio de Janeiro, o projeto já está em vigor nas bases de Belém, Florianópolis, Curitiba, Congonhas, Confins, Brasília, Cuiabá, Recife, Salvador e Manaus.

Segundo a Azul, nos aeroportos que já adotaram o programa desde abril do ano passado, o uso do APU caiu de 42%, para 14% na comparação anual, resultando em uma queda de 73% no consumo de querosene de aviação (QAV), e evitou a emissão de 49 mil toneladas de dióxido de carbono CO2.

Ainda de acordo com a companhia, a previsão do uso do motor auxiliar no Santos Dumont, que hoje é de 45%, cairá para 7% nos próximos meses.

A Azul ampliará a utilização do APU Zero em mais oito bases até o final deste ano, totalizando 20 aeroportos.

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Por Wesley Lichmann
Publicado em 24/05/2023, às 14h16


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