Lufthansa e governo italiano devem assinar acordo estimado em 330 milhões de euros
O Grupo Lufthansa e o governo italiano finalizaram os termos dos acordo que permitirá a aquisição de 40% da companhia áerea estatal ITA Airways pela transportadora alemã. A assinatura do contrato entre as partes é iminente e pode ser oficializado amanhã (25).
Após apresentar uma oferta inicial de 250 milhões de euros ao Ministério da Economia e Finanças italiano, a Lufthansa pagará cerca de 330 milhões de euros pelo controle minoritário da ITA Airways, e opções de compra das ações remanescentes.
A transportadora alemã poderá acionar uma cláusula que permitirá comprar uma participação adicional da estatal italiana de até 55% por aproximadamente 500 milhões de euros a partir de meados de 2026, com o governo italiano mantendo cerca de 10% do controle da Ita Airways.
A integração da Ita Airways ao Grupo Lufthansa estará sujeita à aprovação Câmara Antitruste da União Europeia, que poderá investigar o negócio por até 120 dias. Ambas as empresas já foram notificadas sobre as medidas corretivas para evitar a concetração de voos e cenários de monopólio.
Na avaliação da Lufthansa, a Itália é o mercado mais importante fora de suas operações domésticas e para os Estados Unidos.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 24/05/2023, às 12h18
+lidas