AERO Magazine
Busca

No Sudão

Aviões foram incendiados em tentativa de golpe de estado

Um Airbus A330 e um Boeing 737 foram incendiados em aeroporto do Sudão


Paramilitares tomaram o controle do aeroporto internacional de Cartum, capital do país - Reprodução/Redes Sociais
Paramilitares tomaram o controle do aeroporto internacional de Cartum, capital do país - Reprodução/Redes Sociais

Ao menos dois aviões foram incendiados no aeroporto internacional de Cartum, capital do Sudão, neste sábado (15), por um grupo paramilitar que tomou o controle do local, durante uma tentativa de golpe de estado.

Um Airbus A330-300 (HZ-AQ30) da Saudia, da Arábia Saudita, e um Boeing 737-800 da ucraniana SkyUp, à serviço da Sun Air, foram atingidos. Ambas as companhias aéreas emitiram notas oficiais confirmando o caso. 

A Saudia informou que acionou a embaixada árabe no Sudão e que está em contato com outras autoridades do país.

Por sua vez, a SkyUp informou que, “atualmente, sabe-se sobre a ativação do Transmissor Localizador de Emergência (ЕLT) em um dos dois aviões da SkyUp Airlines, que estão localizados no aeroporto da cidade de Cartum. A partir de agora, é impossível determinar os possíveis danos à aeronave. Os 36 funcionários da SkyUp, que permanecem no país, estão atualmente em locais relativamente seguros. Mantemos contato com eles.

Nossa principal tarefa agora é organizar condições seguras para os funcionários e ajudá-los a deixar o país o mais rápido possível. Trabalhamos nisso em conjunto com a Embaixada da Ucrânia no Egito, o Consulado Honorário da Ucrânia no Sudão, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia e outras instituições públicas. Informaremos a mídia quando a situação for resolvida.

Os aviões da SkyUp Airlines estão no Sudão sob um contrato ACMI com a Sun Air. Desde o início de 2023, eles operam voos para Cairo (Egito), Riad e Jidá (Arábia Saudita).

Paramilitares do Sudão afirmaram que assumiram o controle do palácio presidencial, da residência do chefe do Exército e do aeroporto internacional de Cartum (KRT). A Força Aérea do país está fazendo operações contra o grupo e todos os voos comerciais foram suspensos por tempo indeterminado.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Marcel Cardoso
Publicado em 15/04/2023, às 10h33


Mais Notícias