AERO Magazine
Busca

Por Medida Provisória

Aviões estrangeiros poderão ser usados em emergências ambientais no Brasil

Medida provisória permitirá uso de aeronaves estrangeiras em situações de emergência ambiental


Medida Provisória permite o uso de aeronaves de outros países em casos de emergência ambiental - Divulgação MPor
Medida Provisória permite o uso de aeronaves de outros países em casos de emergência ambiental - Divulgação MPor

O governo federal anunciou uma atualização no Código Brasileiro de Aeronáutica com a publicação da Medida Provisória nº 1.240, que permite o uso de aeronaves e tripulações estrangeiras em situações de calamidade pública ou emergência ambiental.

A MP visa combater as queimadas que afetam a região Centro-Oeste do Brasil e foi desenvolvida em parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o Ministério do Meio Ambiente e a Casa Civil.

Antes da publicação desta medida, a legislação brasileira permitia a atuação de empresas e governos estrangeiros apenas em situações de reciprocidade ou acordo bilateral. Com a nova legislação, aeronaves estrangeiras podem ser utilizadas imediatamente para proteger o bioma e a flora brasileiros.

"Esta medida permitirá um aumento significativo no número de trabalhadores e aeronaves dedicadas ao combate aos incêndios. Além disso, possibilita a contratação de aeronaves maiores e fomenta a cooperação internacional na preservação das nossas florestas", disse Silvio Costa Filho, Ministro dos Portos e Aeroportos.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Brasil conta atualmente com 22 empresas autorizadas a combater incêndios utilizando aeronaves de pequeno porte. A nova medida abre a possibilidade de utilização de aeronaves de maior porte de outros países, potencializando a eficácia no combate às queimadas, especialmente nas regiões críticas como o Pantanal.

Por Micael Rocha
Publicado em 16/07/2024, às 08h43


Mais Notícias