Não foi dessa vez

Avião perde potência nos dois motores em voo e plana por aproximadamente 100 km

Voo da Republic Airways sofre rara pane e pousa em segurança em aeroporto alternativo nos Estados Unidos


E170 voo planado por aproximadamente 100 quilômetros após perder potência de ambos os motores

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Um avião com 69 passageiros a bordo passou por uma emergência rara nos Estados Unidos, quando seus dois motores falharam em pleno voo, obrigando os pilotos a planarem com a aeronave por aproximadamente 100 quilômetros.

A aeronave, um Embraer 170 da Republic Airways voava a 29.000 pés (10.000 metros) quando um dos motores perdeu potência, seguido do segundo motor que gradativamente perdia sua capacidade de tração.

LEIA TAMBÉM

Os pilotos iniciaram os procedimentos de emergência, reportando a situação para o controle Atlanta e pedindo para alternar para o aeroporto de Nashville, no Tennessee, distante aproximadamente 100 milhas náuticas (185 quilômetros) do ponto que a aeronave se encontrava.

O aeroporto de Nashville iniciou os procedimentos para receber o avião, retirando do espaço aéreo todo os tráfegos, além de liberar suas três pistas em uso e fazer retornar para o pátio todas as aeronaves que estavam taxiando. O objetivo era manter o aeroporto o mais adequado possível para o E170 que permanecia em descida em um voo planado.

Enquanto iniciava a descida para a pista 13, um dos pilotos reportou que haviam conseguido retomar a potência plena de um dos motores, voando agora monomotor, cruzando 8.000 pés (2.400 metros). Até a recuperação do funcionamento de um dos motores a aeronave havia planado por aproximadamente 54 milhas náuticas (100 quilômetros).

O pouso ocorreu sem maiores transtornos na pista 13 de Nashville, após 27 minutos da falha em ambos os motores.

A aeronave da Republic Airways voa para a United Express desde 2016, realizando voos regionais entre cidades de médio e pequeno porte dos Estados Unidos. Com capacidade para 70 lugares, o avião estava com 69 passageiros a bordo e nenhuma pessoa a bordo sofreu qualquer tipo de ferimento durante os procedimentos de emergência.

* Atualizado às 11h30 do dia 30 de outubro de 2019

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação

Publicado em 29 de Outubro de 2019 às 15:00


Notícias notícia de aviação aeronave avião voos Embraer E-Jet Embraer 170 Republic Airways United Airlines Nashville Tenneesse