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Máxima eficiência

Avião em fase de testes é oito vezes mais econômico que os modelos atuais

Monomotor Celera 500L utiliza conceito avançado de aerodinâmica e poderá revolucionar o transporte aéreo


Celera 500L é um monomotor equipado com motor V12 que amplia vantagens de uma aerodinâmica avançada

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A startup norte-americana Otto Aviation, realizou com sucesso a primeira fase da campanha de ensaios em voo com o Celera 500L, um monomotor que promete consumir oito vezes menos combustível que um avião a jato similar.

Fluxo lâminar reduz o arrasto aerodinâmico do avião

O destaque é o conceito aerodinâmico que emprega um avançado estudo de fluxo laminar. A solução permite um arrasto mínimo em toda superfície da aeronave ao apresentar um deslocamento suave do fluxo de ar com pouca ou nenhuma interação com as camadas contíguas. O design avançado da fuselagem proporciona uma redução no arrasto de até 59% quando comparado a uma aeronave com projeto convencional.

Para se ter uma ideia da eficiência do projeto, os dados iniciais apontam que o Celera 500L tem uma taxa de planeio de 22:1 (para cada metro que a aeronave desce ela avança 22 metros) enquanto aeronaves similares a taxa de planeio de aproximadamente 9:1. Voando em uma altitude de 30.000 pés o Celera 500L pode voar até 200 quilômetros sem potência do motor, aproximadamente três vezes superior as aeronaves turbo-hélice ou jatos leves da mesma categoria.

A aeronave é impulsionada por um motor V12 com bloco de alumínio, que oferece 500 hp e 6.134 cilindradas, produzido pela alemã RED Aircraft. O propulsor pode ser alimentado com querosene de aviação ou diesel. O uso de um motor convencional se tornou viável, no lugar de um motor a jato ou turbo-hélice, graças ao menor arrasto do Celera 500L, aliado ao projeto que prevê um custo operacional na ordem de US$ 328 (R$ 1.801) por hora de voo, ante mais de US$ 2.100 (R$ 11.500) de aeronaves com capacidade similar.

O baixo custo operacional poderá tornar o uso de aeronaves particulares uma realidade para muitos usuários da aviação comercial ao oferecer um preço por assento próximo a tarifa cheia de um bilhete aéreo.

“Em muitos casos indivíduos e famílias poderão fretar o Celera 500L com preços comparáveis às tarifas aéreas comerciais, mas com a conveniência adicional da aviação de negócios”, afirma William Otto, presidente e projetista-chefe da Otto Aviation. “Nós acreditamos que quando o preço das viagens aéreas particulares for competitivo com as viagens aéreas comerciais surgirá uma enorme oportunidade de mercado”.

Comparação do corte transversal da cabine do Celera 500L com aeronaves consagradas na aviação de negócios

Segundo dados do projeto, o consumo de combustível deverá ficar entre 18 e 25 milhas por galão, enquanto um jato leve voa em média 2 ou 3 milhas por galão de querosene. Os dados da Otto Aviation apontam que o cálculo levou em consideração a mesma capacidade de passageiros e velocidade de cruzeiro.

Aliás, a velocidade de cruzeiro é de 740 km/h, com alcance de 8.334 km (4.500 nm), suficiente para voar, por exemplo, entre qualquer cidade brasileira sem escalas.

O fabricante ainda acredita que o modelo poderá ser eficiente em transporte de encomendas expressas, rivalizando com aeronaves leves já estabelecidas no mercado de carga aérea. “Além de usar nossa aeronave para viagens de passageiros, também pode ser usada para carga e operações militares”, destaca Otto.

Porém, o programa ainda está em fase inicial de validação dos dados em voo. A certificação ainda não tem um cronograma estabelecido, nem mesmo uma data para início da comercialização do Celera 500L. Por ora, o projeto é um demonstrador de tecnologia, que ainda depende de uma série de questões para se tornar comercialmente viável. “Uma vez que os resultados de nossos voos de teste forem promissores, estaremos prontos para levar o Celera 500L ao mercado”, afirmou Otto.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/08/2020, às 11h00 - Atualizado às 14h50


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