AERO Magazine
Busca

Claro como o dia

Maior jato de negócios da Bombardier recebe duplo HUD

Global 7500 incorpora uma série de novas funções na cabine e amplia segurança operacional


Duplo HUD amplia a capacidade do avião e melhora a conciência situacional dos pilotos

A Bombardier entregou o primeiro Global 7500 equipado com head-up display (HUD) duplo. A tecnologia amplia a capacidade da aeronave em operar em diversos aeroportos do mundo, além de melhorar a segurança através de redundância adicional.

O HUD instalado no Global 7500 é equipado com sistemas de visão aprimorada e sintética, permitindo os pilotos terem uma visão do terreno do lado de fora da aeronave mesmo a noite ou em condições com baixa ou nenhuma visibilidade.

A instalação do segundo HUD inclui maior contribuição do copiloto durante as operações de pouso, além de aumentar a consciência situacional na cabine. O uso de HUD duplo tem sido uma realidade cada vez maior na aviação comercial, incluindo em aeronaves de longo alcance, como o Boeing 787 Dreamliner.

“Este cockpit foi projetado para colocar a tecnologia e a automação a serviço da tripulação, em vez de criar tecnologia que a tripulação deve gerenciar”, disse Michel Ouellette, vice-presidente sênior de gerenciamento de programas e engenharia da Bombardier Aviation.

O Global 7500 está equipado com a cabine Bombardier Vision, que oferece uma série de soluções e automação sem precedentes na família Global, como transferência de combustível totalmente automática, gerenciamento automático de pressurização da cabine e sequências de acionamento dos motores de forma simplificada.

Outra novidade na família são os check lists eletrônicos, incluindo um sistema de autodiagnostico que alivia as tarefas manuais dos pilotos, ao mesmo tempo que fornece maior confiabilidade na execução de tarefas em situações de elevada carga de trabalho.

O sistema fly-by-wire utilizado no Global 7500 foi projetado para maximizar a segurança por meio de um projeto que combina a autoridade do piloto e a proteção de envelope de voo bastante robusto.

Atualmente o Global 7500 é o principal avião de cabine larga e ultralongo alcance da Bombardier. O modelo se tornou um divisor de águas no segmento ao incorporar quatro zonas de cabine, além de uma área de descanso para a tripulação. O modelo possui alcance de 7.700 milhas náuticas (14.260 km), com oito passageiros a bordo e voando a Mach 0.85 (aproximadamente 1.050 km/h), o que permite voar sem escalas de Nova York a Hong Kong ou San Francisco e São Paulo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 26/08/2020, às 16h00 - Atualizado às 16h53


Mais Notícias