Contramedida inteligente aumenta a capacidade do avião em combate
Dispositivo é um chamariz que cria um falso alvo para os mísseis inimigos
A Saab relevou hoje (28) a adequação de um novo sistema defensivo para o Gripen E/F, o mesmo modelo adquirido pelo Brasil, que emprega um falso alvo atraindo o míssil inimigo, despistando assim a posição real do caça.
O sistema é a mais recente geração de despistadores de mísseis guiados por radiofrequência (RF) e radares de controle de fogo. O chamariz (decoy, em inglês) designado oficialmente como Míssil Despistador Leve (Lightweight Air-launched Decoy Missile) possui o tamanho e formato próximo dos tradicionais flare, a isca para mísseis guiados por infravermelho, sendo lançado por um cartucho padrão de 55 mm.
O dispositivo quando acionado pelo piloto registra em sua memória interna frequências de rádio digital (DRFM, na sigla em inglês) e os pulsos de radar vindos da ameaça. Na sequencia o decoy é lançado para longe da aeronave, simulando assim um alvo falso que atrai com grande precisão o míssil inimigo.
“O novo míssil pode obstruir ou criar alvos falsos para radares de aquisição, rastreamento, controle de disparo e aerotransportados”, afirma a Saab em nota oficial. O míssil despistador e o novo Pod de Interferência para Ataque Eletrônico (EAJP, na sigla em inglês) iniciaram os ensaios em voo em 2019, sendo integrados desde o projeto aos novos caças Gripen E/F.
Sistema decoy da Leonardo, note as pequenas dimensões do dispositivo
A Saab anunciou que está oferecendo o sistema a Finlândia, que busca renovar sua frota de caças, dentro do programa HX. Oferta sueca inclui o Gripen E/F e o sistema de alerta aéreo antecipado GlobalEye.
“O míssil despistador, que apresentamos hoje, constituirá um grande acréscimo às capacidades de ataque eletrônico integradas ao Gripen E/F. A carga útil do novo míssil é, em grande parte, desenvolvida na Finlândia, e isso fortalecerá ainda mais a nossa oferta ao país”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e Head da área de negócios Aeronautics da Saab.
O sistema chamariz BriteCloud, da italiana Leonardo, foi encomendado pela FAB e fará parte dos sistemas de contramedidas dos Gripen E/F brasileiros.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/08/2020, às 09h20 - Atualizado às 10h36
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