Boeing 777-300ER da companhia sofreu tail strike em julho de 2024, deixando de operar regularmente desde então
Nesta terça-feira (7), um Boeing 777-300ER da Latam Brasil chamou a atenção após realizar uma rota incomum entre Guarulhos (GRU), em São Paulo, para Victorville, Califórnia, nos Estados Unidos.
A rota atípica foi operada pelo PT-MUG, o mesmo avião que arrastou a cauda (tail trike) durante uma decolagem no Aeroporto de Milão-Malpensa (MXP), na Itália, em 9 de julho de 2024.
Após o incidente em Milão, a aeronave permaneceu armazenada em Guarulhos antes de seguir voo aos EUA. Ainda não se sabe o motivo da ida até Victorville, local conhecido pelo clima desértico, variando desde armazenamento de longo prazo até possíveis reparos ou desmontagem para peças. Além disso, o aeroporto de Victorville também é conhecido por abrigar um centro de manutenção (MRO) da Boeing.
O relatório preliminar do incidente em Milão divulgado em agosto de 2024, apontou a inserção de dados incorretos no sistema de gerenciamento de voo, a companhia demitiu os três pilotos que estavam na cabine da aeronave no dia do incidente.
Curiosamente, esta não é a primeira ocorrência envolvendo esta aeronave específica. Em dezembro de 2018, o mesmo Boeing 777 sofreu problemas elétricos durante um voo de Guarulhos para Londres, resultando em um pouso de emergência no aeroporto de Confins (CNF), em Belo Horizonte.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 07/01/2025, às 17h53
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