AERO Magazine
Busca

Do Novo México para o atual México

Último MD-80 fabricado voltou a voar

Após cinco anos parado, o último MD-80 fabricado pela McDonnell Douglas, voltou a voar


A aeronave seguiu para um operador desconhecido no México - CAVU Aerospace
A aeronave seguiu para um operador desconhecido no México - CAVU Aerospace

O último MD-80 fabricado pela McDonnell Douglas voltou a voar recentemente após cinco anos estocado em um aeroporto logístico localizado em Roswell (ROW), no estado norte-americano do Novo México.

A aeronave de matrícula N984TW foi entregue a hoje extinta TWA em dezembro de 1999. Após a fusão com a American Airlines, em 2001, ela passou a operar nas cores da maior companhia aérea do mundo. Seu último voo comercial foi em 4 de setembro de 2019, de Dallas (DFW) para Chicago (ORD).

Na última segunda-feira (6), o avião, que passou por um processo de recuperação pela CAVU Aerospace, seguiu para Saltillo (SLW), no México. De acordo com a plataforma Cirium, o N984TW foi adquirido pela Jetran em 2023 e posteriormente comprado pela World Aviation Services, no último mês de outubro. Apesar do recente voo de translado, ainda não há informações confirmadas sobre o seu futuro.

Atualmente, dezoito MD-80 permanecem em operação, sendo o mais antigo com 38 anos. Muitos foram convertidos para cargueiros, operando principalmente para a Aeronaves TSM, com sede em SLW. Desde 2019, mais de duzentos MD-80 foram aposentados, muitas das quais ainda estão armazenadas em Roswell.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/01/2025, às 09h15


Mais Notícias