AERO Magazine
Busca

Made in Brazil

Avião da Embraer segue como o mais vendido do mundo

O Embraer Phenom 300 segue na liderança como o jato leve mais vendido do mundo há 12 anos


Embraer
Embraer

A Embraer anunciou hoje (21), que a família de jatos de negócios Phenom 300 manteve a posição de liderança no segmento de aviões leves mais vendidos no mundo, marca mantida por doze anos consecutivos. Além disso, o Phenom 300 ainda é o bimotor a jato mais vendido do mundo pelo quarto ano seguido.

Os dados foram divulgados pela Associação dos Fabricantes da Aviação Geral (GAMA, na sigla em inglês). No ano passado foram entregues 63 aeronaves da família Phenom 300 em todo o mundo.

Atualmente, o modelo opera em quarenta países, tendo acumulado mais de 730 entregas desde o lançamento, o que o coloca também na distinta posição de jato de negócio mais bem-sucedido da Embraer.

Outra importante marca foi atingir 2 milhões de horas de voo registradas nos Estados Unidos, colocando o modelo como o avião executivo mais voado do país, com mais de 360 mil voos em um período de doze meses.

“A série do Phenom 300 continua a demonstrar o compromisso da Embraer em oferecer a melhor experiência em aviação executiva”, disse Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.

Por fim, o Phenom 300 ainda detém o status de jato leve mais rápido em produção, com máxima velocidade de cruzeiro de 464 nós (860 km/h), que ainda inclui o alcance máximo de 2.010 milhas náuticas (3.724 km), com cinco ocupantes a bordo e reservas NBAA IFR.

Lançado há quase vinte anos, o Phenom 300 recebeu uma série de melhorias ao longo dos últimos dez anos, incluindo o recente anúncio da opção de autothrottle, que estará disponível para o Phenom 300E. Outra mudança foi a adoção da suíte de aviônicos Prodigy Touch, baseado na plataforma Garmin G3000. O jato ainda conta com primeiro Sistema de Alerta e Prevenção de Saída de Pista (ROAAS) desenvolvido e certificado na aviação executiva, modo de descida de emergência, arremetida acoplada, entre outros.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 21/02/2024, às 18h00


Mais Notícias