O modelo 42-600, avião da ATR, recebeu certificação na China, marcando a volta do fabricante ao país
A Administração de Aviação Civil da China (Caac) concedeu a validação do certificado de tipo para o ATR 42-600.
Este é um sinal verde para a ATR voltar para o mercado chinês com um pedido firme de um cliente não revelado para três aeronaves. Segundo o fabricante, o modelo é um abridor de rotas ideal para o país asiático. “Receber a validação da Caac do certificado do tipo ATR 42-600, juntamente com um pedido firme, é uma grande conquista que marca a reintrodução dos turboélices ATR na China”, segundo a CEO da ATR, Nathalie Tarnaud Laude.
A aviação regional tem um efeito positivo na economia e na sociedade de um país: aumentar os voos regionais em 10% gera um aumento de 5% no turismo, aumento de 6% no PIB regional e um aumento de 8% no investimento estrangeiro direto.
“Até 2035, prevemos que mais de 150 aeroportos serão construídos na China e os turboélices irão desempenhar um papel fundamental na criação de uma nova rede de rotas de curta distância. Prevemos a necessidade de 280 novos turboélices na região nos próximos 20 anos”, de acordo com o vice-presidente comercial sênior da ATR, Fabrice Vautier.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/11/2022, às 12h13
+lidas