AERO Magazine
Busca

ATR 42-600S

ATR está perto de completar conversão de avião apto para pistas curtas

ATR 42-600S poderá pousar e decolar em aeroportos com pistas curtas


Novo modelo convertido poderá operar em pistas de até 800 metros - ATR/Reprodução - YouTube
Novo modelo convertido poderá operar em pistas de até 800 metros - ATR/Reprodução - YouTube

A ATR anunciou, nesta sexta-feira (29), que está prestes a completar a primeira fase da conversão do modelo 42-600 em uma variante 42-600S Stol, a fim de estar apta a pousar e decolar de aeroportos com pistas de até 800 metros, como o de Jacarepaguá (RRJ), no Rio de Janeiro.

Ela começou em novembro de 2021 e será concluída em maio. Para o processo, a fuselagem traseira foi reforçada e vários novos sistemas foram instalados, como o de frenagem automática (auto break) e o sistema de spoilers (ground spoilers). Essas novas funções serão incorporadas ao computador multifuncional no cockpit dos pilotos.

Ao todo, quarenta pessoas estão participando desta fase inicial, sendo 12 metalúrgicos, 12 eletricistas e oito mecânicos, além de oito profissionais que atuam nas funções de suporte, como especialistas em qualidade.

A próxima etapa será a de voos de testes, que começará em maio e durará até o fim do ano. O fabricante esclarece que, eventualmente, a variante poderá sofrer uma segunda conversão para trazê-la para a configuração final, com a instalação de um novo leme. 

Após o voo com a configuração final, virá a fase de testes para a certificação do novo modelo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Marcel Cardoso
Publicado em 29/04/2022, às 14h15


Mais Notícias