Um ataque cibernético ao sistema Muse, da Collins Aerospace, provocou atrasos e cancelamentos em Heathrow, Berlim e Bruxelas
Um ataque cibernético contra o sistema Muse, fornecido pela Collins Aerospace, causou atrasos em voos que partem de aeroportos europeus, incluindo Heathrow, em Londres, Brandemburgo, em Berlim, e Bruxelas, na Bélgica, neste sábado (20).
O Muse é utilizado em operações de check-in e despacho de bagagens. Com a falha, diversos procedimentos foram realizados manualmente, o que ampliou os tempos de espera e comprometido a fluidez das operações.
Em nota oficial, a RTX, controladora da Collins, confirmou o problema. O National Cyber Security Centre (NCSC) disse: "Estamos trabalhando com a Collins Aerospace e com aeroportos do Reino Unido afetados, juntamente com o Departamento de Transportes e autoridades policiais, para compreender plenamente o impacto do incidente".
A British Airways, com hub principal em Heathrow, informou ter utilizado um sistema de backup para check-in e despacho de bagagens. Segundo a empresa, as operações seguiram normalmente.
Dados da consultoria Cirium apontam que, até o início da manhã (Brasília), foram canceladas dezesseis partidas e treze chegadas nos três principais aeroportos afetados. Além disso, inúmeros voos registram atrasos expressivos.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/09/2025, às 13h19
+lidas