Modelo deverá entrar em operação entre abril e maio
De forma discreta a Comac realizou, no último dia 16, o primeiro voo em rota com o ARJ21-700. O avião número de série 106 possui interior completo com 90 assentos, divididos em duas classes, sendo 8 assentos na primeira classe (2+2) e 70 lugares na classe econômica na configuração 2+3.
O avião decolou de Xangai para Nantong, com 78 convidados, realizando ainda uma escala em Tianjin. O voo faz parte da etapa final da campanha de certificação visando o início dos voos comerciais para as próximas semanas. O avião recebeu as cores da Chengdu Airlines que será a primeira empresa aérea a operar o modelo.
O ARJ-21, acrônimo para Advanced Regional Jet para o século 21, começou a ser desenvolvido em 2002, com o objetivo de desenvolver o primeiro avião chinês dentro das normas de certificação ocidentais. O modelo possui sua estrutura principal baseada nos gabaritos do McDonnell Douglas MD-80, produzido sob licença na China na década de 1980, porém, as asas e demais componentes foram completamente reprojetados.
O primeiro exemplar foi concluído em 2007, realizando o primeiro voo em novembro de 2008. Entretanto, uma série de problemas técnicos postergaram a certificação, incluindo parâmetros que estavam em desacordo com os padrões ocidentais. Apenas em dezembro de 2014 o avião recebeu o certificado de tipo das autoridades aeronáuticas da China.
Os chineses esperam ingressar no concorrido mercado de aviação comercial tendo no ARJ21-700 o primeiro produto com potencial de vendas no ocidente. Atualmente o objetivo é conquistar os países subdesenvolvidos, especialmente os que estão sob a zona de influência de Pequim ou aqueles sem acesso a financiamento no mercado ocidental.
A Chengdu Airlines, que pertence a Comac, prevê utilizar o avião em suas principais linhas regionais, o que permitirá o fabricante monitorar o desempenho real nos próximos meses.
Redação
Publicado em 23/03/2015, às 13h00 - Atualizado às 14h04
+lidas