AERO Magazine
Busca

Epidemia

Anvisa cria procedimentos para aviões com possíveis casos de coronavírus

Agência fará avaliação especial em voos onde existe suspeita de passageiro infectado


Passageiros oriundos da China estão recebendo atenção especial por parte das autoridades sanitárias de todo o mundo 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou os procedimentos que serão adotados na preparação, orientação e controle para possíveis atendimentos de casos suspeitos de coronavírus (nCoV) em aeronaves no país.

O protocolo prevê que a aeronave pousa, mas não pode iniciar o desembarque, que dependerá de uma avaliação de uma equipe médica e das vigilâncias sanitárias da situação do passageiro a bordo suspeito da doença. Se o médico descartar o caso a bordo, o desembarque dos passageiros é liberado.

LEIA TAMBÉM

Caso a suspeita seja mantida, o passageiro doente é removido para um hospital de referência local e todos os demais passageiros deverão realizar uma entrevista com a vigilância epidemiológica para que possam ser monitorados, para o caso da suspeita ser confirmada posteriormente. A Anvisa ainda vai monitorar o trabalho de desinfecção da aeronave, descarte de resíduos e descarte de efluentes.

A Anvisa ainda criou um grupo de trabalho para acompanhar questões relacionadas ao novo coronavírus. A ação reforça medidas preventivas e de monitoramento da doença no Brasil. Desde a última sexta-feira (24), a agência passou a divulgar nos aeroportos internacionais do país, informes sonoros em português, inglês e mandarim sobre os sintomas do coronavírus, com orientações aos passageiros e dicas para evitar a transmissão de doenças. A versão em português segue reproduzida abaixo:

– Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias, após viagem para a China, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da sua viagem;

– Para proteger sua saúde, siga medidas simples, que podem evitar a transmissão de doenças:

Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool gel;

Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço no lixo e lave as mãos;

Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Procure o serviço de saúde mais próximo.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/01/2020, às 18h00 - Atualizado às 19h11


Mais Notícias