AERO Magazine
Busca

Cabe na garagem de casa

Anfíbio super esportivo chega a marca dos 100 aviões entregues

Icon A5 está entre os LSA mais avançados do mercado e atinge marca histórico após aumento na cadência de produção


Icon A5 é um avançado LSA anfíbio com paraquedas balistico e motor Rotax 912 iS

A Icon Aircraft entregou o centésimo A5, o avião anfíbio esportivo leve, a um operador da Flórida, nos Estados Unidos. A marca histórica foi obtida após o fabricante ampliar o ritmo de produção no início de 2018.

O A5 é o primeiro avião da Icon Aircraft, que passou mais de uma década trabalhando no projeto que contempla uma aeronave anfíbia de alta performance dentro das regras LSA (Light Sport Aircraft). O modelo é construído em materiais compostos e agrega uma série de detalhes incomuns na categoria, como um painel similar ao de veículos esportivos, bancos ergonômicos, indicador de ângulo de ataque e sistema de paraquedas balístico. O pequeno avião é equipado com um motor Rotax 912 iS, que permite voar com velocidade máxima de cruzeiro de 95 nós. O alcance máximo, com dois a bordo, é de 427 nm (790 km), mais reserva de 45 minutos.

LEIA TAMBÉM

Cockpit remete aos mais modernos super esportivo da indústria automotiva

Como opcional o A5 oferece asas dobráveis, que são posicionadas ao lado da fuselagem, reduzindo a área ocupada pelo avião e permitindo ser transportado em pequenas carretas, acopladas até mesmo a automóveis. As pequenas dimensões do A5 permitem que o avião seja guardado em garagens comuns, para posteriormente serem rebocados até lagos e represas, onde são facilmente preparados para o voo.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 01/08/2019, às 13h00 - Atualizado às 14h10


Mais Notícias