Greg Smith sucederá o ex-CEO, Doug Parker, na presidência do conselho administrativo da American Airlines
A American Airlines nomeou Greg Smith para a presidência do conselho administrativo da empresa. A mudança faz parte do processo de planejamento de sucessão de longo prazo da companhia.
Smith sucederá no final de abril, o ex-CEO, Doug Parker, que liderou o processo de fusão entre a American Airlines e a US Airways, e ocupou a principal posição executiva da maior companhia aérea do mundo por quase uma década, passando o cargo para Robert Isom em março de 2021.
"Nossa transição de CEO foi impecável graças ao excelente trabalho de Robert Isom, sua equipe e nosso conselho. Agora é o momento certo para a transição de nosso presidente e temos a sorte de ter Greg Smith no cargo para assumir essa função. Greg fez contribuições extraordinárias desde que ingressou no conselho da American, e seu forte conhecimento da indústria da aviação e suas décadas de experiência em liderança serão inestimáveis daqui para frente" diz Doug Parker.
Parker iniciou sua carreira na indústria aérea no departamento financeiro da American Airlines em 1986. O ex-CEO chefiou por mais de duas décadas as principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo a America West e US Airways.
Fundamental nas negociações que garantiram mais de US$ 50 bilhões em subsídios do governo norte-americano durante a crise sanitária, Parker, comandou uma era de consolidação do setor.
Doug Parker esteve a frente de dois importantes processos de fusões nas últimas duas décadas. Como chefe executivo da America West, negociou a fusão com a US Airways.
Já no início da década passada, sob o comando da US Airways, liderou o acordo que envolveu a união das operações com a American Airlines, consolidado a empresa resultante como a maior companhia aérea do mundo.
O novo presidente, Gregory Smith, 56 anos, ingressou no conselho da American em janeiro de 2022, após uma carreira de mais de trinta anos na Boeing, onde atuou como vice-presidente executivo e CFO, liderando as operações financeiras e supervisão das atividades de manufatura, operações, cadeia de suprimentos, além da qualidade e gerenciamento de programas da empresa.
"É uma honra em um privilégio servir como membro do conselho e agora como presidente desta empresa icônica. Devido a liderança e dedicação de Doug, Robert e toda a equipe da American, estamos bem-posicionados para levar a companhia aérea ao próximo nível de excelência. O conselho e eu estamos ansiosos para trabalhar com Robert e esta grande equipe enquanto lideramos a American Airlines no futuro", disse Gregory Smith.
Wesley Lichmann
Publicado em 27/02/2023, às 11h08
+lidas