Empresas aéreas recebem aprovação prévia para criar novo modelo de cooperação
A Qantas e a American Airlines comemoraram a emissão de um acordo provisório do Departamento de Transportes (DoT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, aprovando o negócio conjunto das empresas.
Se aprovado formalmente pelas autoridades reguladoras da Austrália e Estados Unidos, o acordo permitirá uma integração comercial muito mais próxima entre as duas companhias aéreas, membros da aliança oneworld. As companhias acreditam que os benefícios ao mercado e aos clientes serão superior aos possíveis por qualquer outro meio de cooperação.
É provável que a aproximação amplie os acordos de codeshare, agendamento e aprimorado em rotas transpacíficas e maior integração dos programas de milhagem das duas empresas.
Entre os elementos mais atraentes, apresentado ao DoT, esta a intenção das duas empresas aéreas de criar novas rotas dentro dos dois primeiros anos do negócio conjunto, incluindo voos de longa distância. A Qantas espera poder iniciar duas novas rotas ligando Brisbane a Chicago/O'Hare e San Francisco.
Por mais de 30 anos a Qantas e a American ligaram os Estados Unidos e a Austrália como parceiros e esperam poder ampliar seus acordos em um negócio conjunto. Uma decisão final do DoT é esperada para as próximas semanas, de acordo com o comunicado da Qantas.
Por Santiago Oliver | Fotos: Divulgação
Publicado em 06/06/2019, às 16h42 - Atualizado às 17h31
+lidas