AERO Magazine
Busca

Nova ordem mundial

Acordo para venda do programa CSeries deve ser assinado em 1º de julho

Negociação transfere maior parte do controle para a Airbus, que será responsável por produção, comercialização e suporte aos modelos


Após receber todas as aprovações regulatórias necessárias, a Airbus, a Bombardier e a Investissement Québec concordaram em fechar a transação para o programa CSeries a partir do dia primeiro de julho. O acordo prevê a compra da maior parte das ações do CSeries Aircraft Limited Partnership (CSALP) pela Airbus.

Para o programa CSeries a união permitirá se beneficiar do alcance global da Airbus, escala de produção e marketing. Para a Airbus os aviões permitem ingressar em um mercado onde obteve pouco êxito com o A318 e sem grandes perspectivas para o A319.

O escritório principal da parceria, a linha de montagem primária e funções relacionadas terão base em Mirabel, no Canadá. Todavia, existe a previsão de um aumento de demanda para apoiar uma segunda linha de montagem final em Mobile, no Alabama, dedicada a atender empresas aéreas dos Estados Unidos.

O acordo prevê que a Bombardier financiará as deficiências de caixa da CSALP e qualquer excesso de déficit durante o período será compartilhado proporcionalmente entre os acionistas da Classe A da CSALP. A Airbus consolidará o CSALP em vigor a partir de 1º de julho de 2018 em diante.

Após uma série de atrasos no cronograma, o CSeries vem aumentado seu ritmo de produção, com 17 aeronaves entregues em 2017, com expectativas de dobrar esse número em 2018.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 12/06/2018, às 17h00 - Atualizado em 14/06/2018, às 18h28


Mais Notícias