AERO Magazine
Busca

De São Carlos para o mundo

Alunos de universidade paulista venceram competição aeroespacial

Alunos Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, venceram competição aeroespacial


Alunos desenvolveram quadricópteros autônomos que atuam de forma cooperativa no combate a incêndios florestais - Cecomsaer/Sargento Figueira
Alunos desenvolveram quadricópteros autônomos que atuam de forma cooperativa no combate a incêndios florestais - Cecomsaer/Sargento Figueira

Um grupo de alunos da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), foi o grande campeão da 2ª competição aeroespacial Sarc-BARinet, promovida pelo Centro Sueco de Pesquisa Aeroespacial (Sarc) e a Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação Aeroespacial (BARINet). 

A premiação aconteceu na última segunda-feira (7), durante a Semana de Inovação Suécia-Brasil 2022, em Salvador. O desafio era criar sistemas voltados à detecção e combate a incêndios em florestas, utilizando drones. Participaram da disputa alunos de universidades brasileiras e suecas.

O projeto ganhador, chamado NoFire Squad, consiste no desenvolvimento conceitual, testado em simulador, de um ‘enxame’ de nove quadricópteros autônomos que atuam de forma cooperativa para auxiliar no combate a incêndios florestais. “A ideia é que os drones sejam lançados da aeronave militar brasileira KC-390 em uma área próxima ao foco do incêndio. O swarm (enxame em inglês) é capaz de fazer uma busca pelo terreno, encontrar a região do fogo e iniciar uma estratégia para retardar a propagação das chamas”, explica um dos alunos de engenharia e membro da equipe premiada, Lucas Cavalcante.

Na nossa abordagem, um dos drones do swarm lidera os demais, auxiliando-os a se posicionarem para lançar substâncias antifogo nas regiões periféricas às chamas, evitando, assim que o fogo se propague rapidamente para regiões ainda não atingidas”, segundo o estudante. Esta estratégia de combate a incêndios executada pelos drones e programada pela equipe tem como base a forma como os bombeiros atuam.

A equipe vencedora irá em 2023 para a Suécia. O foco da viagem é conhecer o rico ecossistema de inovação aeroespacial daquele país, visitando indústrias e universidades. 

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/11/2022, às 20h11


Mais Notícias