Alunos Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, venceram competição aeroespacial
Um grupo de alunos da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), foi o grande campeão da 2ª competição aeroespacial Sarc-BARinet, promovida pelo Centro Sueco de Pesquisa Aeroespacial (Sarc) e a Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação Aeroespacial (BARINet).
A premiação aconteceu na última segunda-feira (7), durante a Semana de Inovação Suécia-Brasil 2022, em Salvador. O desafio era criar sistemas voltados à detecção e combate a incêndios em florestas, utilizando drones. Participaram da disputa alunos de universidades brasileiras e suecas.
O projeto ganhador, chamado NoFire Squad, consiste no desenvolvimento conceitual, testado em simulador, de um ‘enxame’ de nove quadricópteros autônomos que atuam de forma cooperativa para auxiliar no combate a incêndios florestais. “A ideia é que os drones sejam lançados da aeronave militar brasileira KC-390 em uma área próxima ao foco do incêndio. O swarm (enxame em inglês) é capaz de fazer uma busca pelo terreno, encontrar a região do fogo e iniciar uma estratégia para retardar a propagação das chamas”, explica um dos alunos de engenharia e membro da equipe premiada, Lucas Cavalcante.
“Na nossa abordagem, um dos drones do swarm lidera os demais, auxiliando-os a se posicionarem para lançar substâncias antifogo nas regiões periféricas às chamas, evitando, assim que o fogo se propague rapidamente para regiões ainda não atingidas”, segundo o estudante. Esta estratégia de combate a incêndios executada pelos drones e programada pela equipe tem como base a forma como os bombeiros atuam.
A equipe vencedora irá em 2023 para a Suécia. O foco da viagem é conhecer o rico ecossistema de inovação aeroespacial daquele país, visitando indústrias e universidades.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/11/2022, às 20h11
+lidas