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Laboratório em voo

Airbus amplia uso de helicóptero-laboratório para testar novas tecnologias

Aeronave permitirá ampliar estudos no campo das asas rotativas


H130 usado como laboratório de ensaios da Airbus

H130 foi adaptado para servir como plataforma de ensaios dedicada as pesquisas de tecnologias em asas rotativas

A Airbus Helicopters ampliou os testes de voo com o novo Flightlab, um laboratório de voo dedicado exclusivamente para o desenvolvimento de novas tecnologias de asas rotativas.

O Flightlab será empregado como uma base de teste para conceitos que poderão ser implementados em novos projetos, incluindo modelos VTOL, ou mesmo nos helicópteros já produzidos, como forma de retrofit.

Segundo a Airbus Helicopters, o helicóptero laboratório, que iniciou os voos em abril de 2020, será utilizado em novos testes de tecnologia de propulsão híbrida e elétrica, bem como, explorar a autonomia e outros projetos destinados a reduzir os níveis de ruído de helicópteros, além de melhorias na manutenção e segurança de voo.

Em sua primeira bateria de ensaios, o Flightlab foi usado para medir os níveis de ruído produzido por helicópteros em áreas urbanas e como os helipontos instalados em prédios podem afetar a percepção das pessoas. Os primeiros resultados mostraram que os edifícios desempenham um importante papel no mascaramento ou amplificação dos níveis de propagação do som. Estes parâmetros poderão ser utilizados para futuras regulamentações de ruído.

“Investir no futuro continua sendo essencial, mesmo em tempos de crise, especialmente quando essas inovações agregam valor aos nossos clientes, visando maior segurança, redução da carga de trabalho do piloto e redução dos níveis de ruído”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.

Ao longo de 2021 o Flightlab conduzira uma bateria de ensaios, através de uma solução de detecção de imagem com câmeras espciais, para permitir a navegação em baixa altitude, estudos sobre viabilidade de um sistema de monitoramento de saúde do helicóptero, e um sistema de reserva de potência, que fornecerá energia elétrica de emergência para os casos de falha no motor. Em 2022, a Airbus avaliará um novo design ergonômico de controles de voo mais intuitivos para os pilotos. Este último poderá ser aplicado em helicópteros tradicionais e modelos VTOL.

Resultado da iniciativa por parte da Airbus por inovações, o fabricante europeu também possui outros laboratórios voadores, como o A340 MSN1, usado para avaliar a viabilidade da introdução da tecnologia de asa de fluxo laminar em um grande avião comercial, além do A350 Airspace Explorer, que serviu para avaliar tecnologias de cabine conectada a bordo.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 26/01/2021, às 12h12 - Atualizado às 13h08


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