Programa do A400M avança e atinge ainda a marca de 100.000 horas voadas
A400M de número cem é o décimo avião do tipo entregue para a força aérea da Espanha
O maior avião de transporte produzido na Europa atingiu a marca de cem aeronaves entregues, superando assim uma série de incertezas com relação ao programa da Airbus.
Desenvolvido como um projeto multinacional, com envolvimento direto de diversos países europeus, o avião enfrentou atrasos no cronograma e a dificuldades econômica enfrentada por alguns dos países membros.
A aeronave de número cem foi entregue para a força aérea da Espanha, que também se tornou o décimo modelo do tipo em serviço no país. A aeronave decolou das instalações da Airbus em Sevilha e pousou na base aérea de Zaragoza, ambas cidades na Espanha.
Na mesma semana, a Airbus também anunciou o alcance da marca de 100.000 horas de voo contabilizadas a partir da frota global do A400M, hoje operados por oito nações clientes.
Ao longo dos últimos meses a frota de A400M operou especialmente em resposta a emergência da pandemia da covid-19, além de apoiar diversas operações conjuntas entre os países membros da Otan na Europa.
Recentemente o A400M realizou com sucesso uma importante campanha de testes de voo de certificação de reabastecimento em voo com helicópteros, uma das principais atividades projetadas para o avião, mas cuja certificação que foi postergada em vários meses.
A campanha de ensaios foi realizada pela Airbus em conjunto com a DGA (Diretoria Geral de Armamentos da França), concluindo a maioria dos objetivos de certificação, incluindo o primeiro reabastecimento simultâneo de dois helicópteros.
Além disso, o A400M já é capaz de realizar o lançamento de até 116 paraquedistas, via despacho simultâneo das portas laterais, com abertura automática do paraquedas, ou através da rampa principal em salto de queda livre. Estes ensaios de certificação foram concluídos recentemente na Espanha, em colaboração com a equipe de teste de paraquedistas da força aérea real do Reino Unido (RAF, na sigla em inglês), que ampliou para 25.000 pés (7.600 metros) a opção de lançamento com abertura automática do paraquedas e até 38.000 pés (11.582 metros) para queda livre.
A aeronave também concluiu os testes adicionais para expandir a sua capacidade de lançamento de ar, incluindo várias plataformas, de até 23 toneladas, com extração por paraquedas e entrega de cargas em pistas não-preparada e sem equipamentos de manuseio. Neste último caso, o avião foi certificado para o descarregamento de até 19 toneladas de paletes, com uma passagem, ou 25 toneladas, com duas passagens.
O A400M também alcançou a capacidade de voo automático de baixo nível para condições meteorológicas sob instrumentais (IMC, na sigla em inglês). Usando um banco de dados com detalhes do terreno sobrevoado, evitando assim a necessidade de uso de radar e tornando o avião menos suscetível as ameaças em ambientes hostis.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 26/05/2021, às 09h00 - Atualizado às 10h26
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