AERO Magazine
Busca

Poder aéreo

Airbus da Air India será convertido em avião de alerta aérea avançado

Força aérea indiana espera ampliar sua capacidade de patrulha nos próximos anos


Airbus da Air India

Air India está aposentado parte da frota e força aérea indiana deverá receber seis A319

A Índia deverá converter seis Airbus A319 que voavam pela Air India como aviões de alerta aéreo antecipado (AEW&C). A intenção ampliar a capacidade de defesa aérea da força aérea indiana (IAF).

O novo avião faz parte do sistema Netra Mk2, que prevê uma plataforma aerotransportada de grande capacidade, com cobertura radar de 360 graus, e totalmente integrado a rede data-link da defesa aérea.

A perspectiva é que o sistema Netra Mk2 seja um complemento para a atual frota de três Ilyushin Il-76 AEW Phalcom, plataformas de alta capacidade usadas pela força aérea indiana.

O negócio foi aprovado pelo Comitê de Segurança do Gabinete de Ministros, onde a Air India, que tem reduzido sua frota fornecerá as seis aeronaves que serão convertidas. A intenção original era empregar seis A330, de grande capacidade e alcance, mas limitações orçamentárias e a disponibilidade dos A319 usados da Air India, mudaram pontualmente o projeto.

O programa conta com tecnologia própria, com a mais recente tecnologia GaN, adicionando uma antena de cobertura radar de 300 graus no nariz do avião, assim como um radar de varredura montado sobre a fuselagem, similar ao utilizado nos E-99 da IAF, com capacidade de varredura de alvos terrestres e marítimos.

Ainda deverão ser incorporadas tecnologias de detecção e comunicação passivas, sistemas de rastreamento optrônico, link de dados via satélite, sistema de identificação amigo/inimigo (IFF, na sigla em inglês) e sistemas de guerra eletrônica.

Além dos três Il-76 AEW, a IAF ainda conta com outros três Embraer ERJ 145 modificados para o padrão AEW, usando o radar Erieye, que oferece cobertura de 240 graus, similar aos utilizados pelos E-99 da força aérea brasileira.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 10/09/2021, às 13h00 - Atualizado às 13h25


Mais Notícias