AERO Magazine
Busca

Tráfico Aéreo

FAB intercepta e abate avião que voava ilegalmente no país

Aeronave transportava 200 quilos de pasta base de cocaína


A-29 Super Tucano da FAB

Super Tucano é o punho de aço da FAB no combate ao tráfico internacional de drogas e armas

A Força Aérea Brasileira interceptou ontem (7) por volta das 19 horas uma aeronave que ingressou no espaço aéreo brasileiro de forma ilegal, sem plano de voo ou autorização.

O caso ocorreu ao norte do Mato Grosso, envolvendo um Cessna 172, que após cruzar a fronteira da Bolívia foi acompanhado pela Defesa Aérea, através da rede de radares de solo e pelo avião de alerta aéreo antecipado E-99 do 2º/6º GAV, o Esquadrão Guardião.

Com a confirmação de se tratar de um voo ilícito, foram acionados os A-29 Super Tucano dos esquadrões 3º/3º GAV (Esquadrão Flecha) e 2º/3º GAV (Esquadrão Grifo), que abordaram a aeronave.

Mesmo após interrogatório por rádio, o piloto manteve o curso original e não respondeu aos questionamentos da força aérea. Ao ser considerada suspeita, os pilotos militares ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo designado, instruções novamente ignoradas. Dessa forma, a defesa aérea comandou o tiro de aviso, conforme prevê o Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004, ainda sem retorno positivo, a aeronave foi considera hostil e foram conduzidos os procedimentos de tiro de detenção.

Com o avião avariando, o piloto realizou um pouso de emergência em uma área desabrigada, onde a Polícia Federal encontrou mais de 200 quilos de cloridrato de cocaína. O piloto conseguiu fugir, mesmo após sofrer um pequeno acidente no pouso.

Segundo a força aérea, a interceptação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços. A força tarefa inclui ainda a participação ativa da Polícia Federal, do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON)/MT, do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER)/MT e das polícias militares do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

O caso ocorreu dias após três aviões terem sido roubados no Mato Grosso do Sul, incluindo um pertencente a um cantor sertanejo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/09/2021, às 13h00 - Atualizado às 17h53


Mais Notícias