Autoridades da aviação civil da Europa concederam certificação de tipo ao A321XLR, a versão de maior alcance da família A320
A agência europeia de aviação civil, a EASA, anunciou nesta sexta-feira (19), que concedeu Certificação de Tipo para o Airbus A321XLR, a variante de maior alcance da família A320, depois de um processo que durou cinco anos.
O fabricante europeu propôs construir um novo tanque de combustível, conhecido como Tanque Central Traseiro ou RCT, com base no A321neo. Ele foi integrado à fuselagem, na parte inferior da aeronave. O RCT representava um novo design incomum, que não era totalmente coberto pelas especificações de certificação existentes.
"Aí vem o A321XLR, um produto diferenciado que traz novo valor ao mercado, expandindo as possibilidades para nossos clientes e passageiros de companhias aéreas. Com seu longo alcance, o A321XLR permite uma série de novas rotas diretas, oferecendo oportunidades naturais de crescimento para nossos clientes e o público viajante”, disse Isabelle Bloy, Engenheira Chefe do modelo.
Congrats #TeamAirbus - our #A321XLR has just received Type Certification from @EASA! 🙌
— Airbus (@Airbus) July 19, 2024
This is a key milestone in the XLR's journey, set to enter into service later this summer. 👀
Let's take a look at the Xtra Long Range single-aisle's journey to get here. ✈️ https://t.co/YHigPAgApppic.twitter.com/vRAb2as5ll
O voo inaugural foi realizado em junho de 2022. Em maio deste ano, foi revelado que a Iberia será a primeira companhia aérea a receber a aeronave, ainda no segundo semestre.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/07/2024, às 08h44
+lidas