AERO Magazine
Busca

Para os próximos 20 anos

Airbus refez cálculos sobre a previsão de entregas de novos aviões

Airbus reviu previsão com aumento significativo na demanda global nos próximos vinte anos


Previsões têm perspectiva de aumento na demanda para novas aeronaves nas próximas duas décadas - Airbus/Masclet
Previsões têm perspectiva de aumento na demanda para novas aeronaves nas próximas duas décadas - Airbus/Masclet

Em um estudo divulgado recentemente, a fabricante de aviões Airbus refez suas previsões, destacando um aumento significativo na demanda por novas aeronaves nos próximos vinte anos.

Essa perspectiva otimista é impulsionada pela modernização das frotas de longa distância pelas companhias aéreas e pelo aumento dos investimentos das economias emergentes asiáticas. A fabricante europeia agora estima que a frota global mais que dobrará, alcançando um total de 48.230 aviões comerciais.

Segundo o mostruário anual da Airbus, a previsão é de aumento nas entregas de 41.490 jatos de passageiros, representando um crescimento de 4% em relação à estimativa anterior. Esse ajuste ocorre em um momento crucial, pois o A321XLR, de corredor único e longa distância, está prestes a receber certificação.

O estudo da Airbus indica uma crescente demanda por aviões de dois corredores, impulsionada pela renovação das frotas pelas companhias aéreas. A previsão para aeronaves de dois corredores foi revisada para cima em 9%, totalizando 8.920 unidades, o que é particularmente significativo nas regiões da América do Sul e América do Norte. 

A previsão também inclui 940 cargueiros de grande porte, um aumento de 2% em relação ao cenário anterior. No segmento de aviões de passageiros de corredor único, como o Airbus A320 e a série do concorrente Boeing 737, a demanda foi revisada para cima em 3%, alcançando 33.510 unidades.

Os números são baseados em estimativas econômicas que indicam que 1,7 bilhão de pessoas ingressarão na classe média, com renda disponível para viagens aéreas, nas próximas duas décadas.

Por Micael Rocha
Publicado em 16/07/2024, às 08h23


Mais Notícias