AERO Magazine
Busca

Certificado de operador aéreo

Airbus Beluga foi certificado para transporte de carga de grandes dimensões

O serviço de transporte de cargas de grandes dimensões começou a ser feito em janeiro de 2022


Cerca de 35 novos pilotos deverão ser contratados para operarem os Airbus Beluga até 2026 - Airbus/Divulgação
Cerca de 35 novos pilotos deverão ser contratados para operarem os Airbus Beluga até 2026 - Airbus/Divulgação

A Airbus anunciou hoje (8), que o Airbus Beluga Transport, serviço de transporte de cargas de grandes dimensões, recebeu o seu certificado de operador aéreo.

O feito foi alcançado dois anos depois do início das operações, que são feitas pelo A300-600ST. O trâmite para a obtenção da certificação durou pouco mais de seis meses. “Nós o enviamos no final de junho de 2023, após o que respondemos a perguntas e fizemos ajustes durante o verão. (...) Nos baseamos na documentação e nos processos da ATI (Airbus Transport International)”, disse Benoît Lemonnier, diretor administrativo do serviço.

Airbus Beluga
Foto: Airbus/Divulgação.


Para a operação, são disponibilizadas cinco aeronaves, que se dedicam exclusivamente ao transporte das cargas para clientes contratados comercialmente. “Até agora, entregamos cargas úteis principalmente para Airbus Helicopters e Airbus Defence and Space em 2022/2023 e vamos expandir nossa base de clientes em 2024”, disse Lemonnier.

O fabricante está recrutando pilotos para as aeronaves. Espera-se que cerca de 35 profissionais sejam contratados até 2026.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/01/2024, às 11h55


Mais Notícias