AERO Magazine
Busca

Mais de onze milhões de pessoas devem passar pelo SDU

Aeroporto Santos Dumont estabelecerá novo recorde em 2023

Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro, vai estabelecer novos recordes no movimento anual de passageiros e aeronaves


Governo federal revogou limitação por destino, mas restringiu capacidade anual do Santos Dumont - DECEA
Governo federal revogou limitação por destino, mas restringiu capacidade anual do Santos Dumont - DECEA

O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, movimentou 10.087.989 passageiros no acumulado do ano até outubro, o equivalente a 99% do número de embarques e desembarques processsados no ano inteiro de 2022.

O número de pousos e decolagens no período, totalizou 106.061 aeronaves, média diária de 350 voos, o que representa 97% do tráfego dos doze meses do ano passado

Em meio as alterações impostas por uma resolução que restringiu os destinos atendidos a partir do aeroporto central do Rio de Janeiro, o volume de passageiros no mês de outubro caiu 10% na comparação anual, para 857.268 viajantes, enquanto 8.719 voos foram realizados, queda de 16% frente um ano antes.

Mesmo diante das restrições, o Santos Dumont estabelecerá este ano um novo recorde anual no movimento de passageiros, superando entre 1,5 milhão e dois milhões a marca alcançada no ano passado.

O governo federal revogou no início de novembro, a restrição que limitava as operações para destinos localizados em um raio de quatrocentos quilômetros de distância do terminal carioca, mas limitou a capacidade para 6,5 milhões de passageiros por ano.

A decisão respaldada em critérios técnicos e debatidas com as autoridades públicas e do setor aéreo, entrará em vigor em janeiro de 2024, e visa garantir um melhor atendimento aos passageiros que utilizam o Santos Dumont.

Azul, Gol e Latam, juntamente com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), manifesteram posicionamento a favor da limitação de capacidade, afirmando que medida traz segurança jurídica e equilibra as necessidades operacionais e do mercado.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 21/11/2023, às 16h35


Mais Notícias