Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro, vai estabelecer novos recordes no movimento anual de passageiros e aeronaves
O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, movimentou 10.087.989 passageiros no acumulado do ano até outubro, o equivalente a 99% do número de embarques e desembarques processsados no ano inteiro de 2022.
O número de pousos e decolagens no período, totalizou 106.061 aeronaves, média diária de 350 voos, o que representa 97% do tráfego dos doze meses do ano passado
Em meio as alterações impostas por uma resolução que restringiu os destinos atendidos a partir do aeroporto central do Rio de Janeiro, o volume de passageiros no mês de outubro caiu 10% na comparação anual, para 857.268 viajantes, enquanto 8.719 voos foram realizados, queda de 16% frente um ano antes.
Mesmo diante das restrições, o Santos Dumont estabelecerá este ano um novo recorde anual no movimento de passageiros, superando entre 1,5 milhão e dois milhões a marca alcançada no ano passado.
O governo federal revogou no início de novembro, a restrição que limitava as operações para destinos localizados em um raio de quatrocentos quilômetros de distância do terminal carioca, mas limitou a capacidade para 6,5 milhões de passageiros por ano.
A decisão respaldada em critérios técnicos e debatidas com as autoridades públicas e do setor aéreo, entrará em vigor em janeiro de 2024, e visa garantir um melhor atendimento aos passageiros que utilizam o Santos Dumont.
Azul, Gol e Latam, juntamente com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), manifesteram posicionamento a favor da limitação de capacidade, afirmando que medida traz segurança jurídica e equilibra as necessidades operacionais e do mercado.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 21/11/2023, às 16h35
+lidas