AERO Magazine
Busca

Iniciativa inédita

Latam usará procedimentos especiais de decolagem no Rio de Janeiro

Anac autorizou a Latam para utilizar procedimentos especiais de decolagem no aeroporto Santos Dumont


Autorização foi resultado de um acordo assinado entre a Anac e a Alta - Divisão de Operações do ICA
Autorização foi resultado de um acordo assinado entre a Anac e a Alta - Divisão de Operações do ICA

A Agência Nacional de Aviação Civil autorizou, na última sexta-feira (27), a utilização de procedimentos especiais de decolagem pela Latam Airlines no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O uso do Required Navigation Performance Authorization Required Departure (RNP AR DP) é resultado de um acordo entre a Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) e pela Anac, que visa regulamentar a autorização de procedimentos de decolagem com o teto reduzido, lidando com os impactos negativos que as condições climáticas adversas têm sobre as operações aéreas, impedindo a decolagem das aeronaves.

Vale ressaltar que o processo normal para a elaboração de uma norma regulatória leva tempo e a troca de experiências entre a indústria e a Anac poderá facilitar este processo, contribuindo para a melhoria do setor de aviação como um todo”, disse José Ricardo Botelho, CEO da Alta.

Segundo a Anac, as tratativas com a Gol Linhas Aéreas e a Azul Linhas Aéreas estão avançadas e caminhando na mesma direção para serem autorizadas a realizar o procedimento.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/10/2023, às 06h59


Mais Notícias