AERO Magazine
Busca

Após decolagem

Avião caiu em Rio Branco, no Acre, com 12 pessoas a bordo

Cessna Grand Caravan da ART táxi aéreo com 12 pessoas a bordo cumpria voo entre Rio Branco, no Acre, e Envira, no Amazonas


Avião caiu após decolagem da capital acreana - Reprodução/Redes socais
Avião caiu após decolagem da capital acreana - Reprodução/Redes socais

Um Cessna 208B Grand Caravan caiu na manhã de hoje (29), nas proximidades do aeroporto de Rio Branco, no Acre. De acordo com o governo do estado, o avião transportava 12 pessoas, sendo 10 passageiros e dois tripulantes.

A aeronave matrícula PT-MEE, número de série (MSN) 208B0344, pertencia a ART táxi aéreo, e havia partido do aeroporto de Rio Branco, com destino a cidade de Envira, no interior do Amazonas. 

O governo do Acre informa que "dez passageiros, sendo nove adultos e uma bebê, e dois tripulantes, piloto e copiloto, totalizando 12 pessoas, não resistiram ao grave acidente e morreram no local".

Equipes do Corpo de Bombeiros, Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Militar e do Samu, foram acionadas e se descolaram ao local, para auxiliar nas ações de resgate. Segundo as autoridades locais, o monomotor caiu em uma região de difícil acesso.

Em nota, o governo estadual "manifesta solidariedade às famílias dos passageiros, do piloto e do copiloto que estavam a bordo da aeronave, e comunica que manterá toda a sua estrutura de segurança e saúde no local para garantir o resgate dos corpos e evitar novos desastres em decorrência das chamas que se alastraram rapidamente após o acidente".

Produzido em 1993, o PT-MEE estava configurado para até nove passageiros e dois tripulantes. A documentação do turboélice e da operadora está regularizada junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

Os fatores e as possíveis causas do acidente envolvendo o PT-MEE serão investigadas pelos órgãos da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em resposta a AERO Magazine, a FAB diz que "Investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-MEE, neste domingo (29/10), em Rio Branco (AC)".

Por Wesley Lichmann
Publicado em 29/10/2023, às 13h20


Mais Notícias