AERO Magazine
Busca

Depois de sete meses

Aeroporto de Porto Alegre já tem data para voltar com voos internacionais

A Copa Airlines será a primeira companhia aérea a retomar os voos internacionais para Porto Alegre


Retomada das operações internacionais dependia da entrega integral da pista de pousos e decolagens - Divulgação
Retomada das operações internacionais dependia da entrega integral da pista de pousos e decolagens - Divulgação

A Fraport Brasil anunciou no último sábado (16), que os voos internacionais no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, serão retomados no próximo dia 19 de dezembro, por meio da Copa Airlines, de/para a Cidade do Panamá.

A retomada acontecerá três dias após a data prevista da entrega da pista completa do terminal (POA), de 3.200 metros, viabilizando a operação integral do local. Em janeiro de 2025, a Latam Airlines também voltará com as viagens de/para o exterior, com voos para Lima (LIM) e Santiago (SCL). 

Estamos na última camada de asfalto e, depois, será realizada a aplicação da sinalização horizontal, a instalação do balizamento luminoso, dos instrumentos de navegação e, em seguida, a homologação da pista em sua totalidade operacional de 3.200 metros. Após isso, continuaremos com os acabamentos finais e manutenções rotineiras, sem gerar impactos nas chegadas e partidas dos voos”, disse Cássio Gonçalves, diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport Brasil.

Outro avanço no projeto de reabilitação do aeroporto é a recuperação das subestações de energia do terminal, que estão em estágio avançado. A ativação da alimentação pela rede de 69 kV já foi realizada, garantindo maior estabilidade elétrica. Atualmente, o aeroporto conta com três subestações principais prontas. A subestação KF3 já está em operação, enquanto a KF1 e a KF4 devem entrar em funcionamento no dia 10 de dezembro.

Desde 21 de outubro, quando POA voltou com as operações de pousos e decolagens, o terminal está operando de forma parcial.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 18/11/2024, às 08h00


Mais Notícias