Acionistas exercem direito para vender mais da metade das ações do aeroporto de Heathrow, em Londres
O controle acionário do aeroporto de Heathrow, em Londres, pode mudar depois da Ferrovial fechar um acordo preliminar com dois investidores, incluindo o fundo soberano da Árabia Saudita.
Um grupo de acionistas minoritários que detém 35% da empresa controladora de Heathrow exerceu os direitos de venda, que juntamente com a participação da empresa espanhola totalizam 60% das ações do aeroporto mais movimentado da Europa.
A Ferrovial anunciou em novembro passado a venda de sua participação por 2,4 bilhões de libras, para investidores da francesa Ardian e do Fundo de Investimento Público (PIF, na siga em inglês) da Árabia Saudita, que adquiriram 10% e 15% das ações, respectivamente.
O grupo espanhol detém o controle acionário de Heathrow desde 2006, quando comprou uma participação de 56% na British Airports Authority (BAA), reduzindo sua participação para 25% em 2013.
"A conclusão da transação continua sujeita ao cumprimento da condição de tag along, juntamente com as condições regulatórias aplicáveis e, consequentemente, não pode haver certeza de que a transação será concluída", disse a Ferrovial em comunicado.
O aeroporto de Heathrow movimentou 79.151.723 passageiros ao longo dos doze meses de 2023, e é o segundo mais movimentado do mundo em termos de embarques e desembarques internacionais, sendo superado penas por Dubai.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 17/01/2024, às 15h15
+lidas