AERO Magazine
Busca

Muito além de origem e destino

Os dez principais centros de conexões do mundo

Aeroporto de Heathrow, em Londres, é o aeroporto mais conectado do mundo, British Airways é a companhia predominante do terminal da capital da Inglaterra


British Airways detém 50% dos das operações em Heathrow - Divulgação
British Airways detém 50% dos das operações em Heathrow - Divulgação

O aeroporto de Heathrow, em Londres, é o maior centro de conexões (hub) do mundo, restabelecendo o posto após quatro anos. O terminal da capital inglesa tem a quarta maior capacidade total a nível global, no acumulado até o último mês de agosto.

De acordo com a Official Aviation Guide (OAG), Heathrow oferece uma média mensal de 4 milhões de assentos em voos internacionais. A British Airways manteve sua predominância no maior aeroporto de Londres e é responsável por metade dos voos.

Na segunda posição entre os maiores hubs globais está John F. Kennedy, em Nova York. Dominado pela Delta Air Lines que opera 34% dos voos, JFK subiu consideravelmente na classificação, partindo da 18ª posição em 2019.

O crescimento foi impulsionado pelo aumento dos destinos internacionais oferecidos pela American Airlines e e pelos novos serviços de outras transportadoras, incluindo Qantas, Air New Zealand e Air Senegal.

Alvo de uma medida do governo holandês que reduzirá o número de pousos e decolagens, Schiphol, em Amsterdã, completa a lista dos três 'Megahubs' mundiais.

Dos dez maiores centros de conexões do mundo, cinco estão na Europa, três na Ásia e dois nos Estados Unidos.

O levantameto da OAG considera dados de voo dos 100 maiores aeroportos do mundo, com base na oferta total de assentos programados entre setembro de 2022 a agosto de 2023. O relatório calculou o número total de todas as conexões possíveis entre voos de entrada e de saída, ambos internacionais, dentro de uma janela de seis horas.

Os dez maiores centros de conexão do mundo

AeroportoRanking 2019 Companhia dominanteParticipação em voos
 1. Londres (LHR)1British Airways 50%
 2. Nova York (JFK)18Delta Air Lines 34%
 3. Amsterdã (AMS)4KLM Royal Dutch Airlines53%
 4. Kuala Lumpur (KUL)12AirAsia34%
 5. Tóquio (HND)22All Nippon Airways 36%
 6. Frankfurt (FRA)2Lufthansa61%
 7. Istambul (IST)17Turkish Airlines79%
 8. Seul (ICN)11Korean Air22%
 9. Paris (CDG)7Air France55%
 10. Chicago (ORD)3United Airlines48%

Por Wesley Lichmann
Publicado em 21/09/2023, às 12h15


Mais Notícias