AERO Magazine
Busca

Mundo novo

Aeroporto de Istambul obtém selo máximo de medidas de saúde

Terminal turco é o primeiro do mundo a avançar em processos para evitar contaminação em todas as suas áreas


Aeroporto de Istambul

Istambul tem avançado nos processos de retomada segura do transporte aéreo

O aeroporto de Istambul, o principal da Turquia, se tornou o primeiro do mundo a ser relicenciado pelo programa Airport Health Accreditation (AHA), concedido pelo Airports Council International (ACI) e ACI EUROPE. 

O AHA é um programa de alinhamento das recomendações mais recentes referente aos protocolos de segurança e saúde adotados recentemente pelo setor de transporte aéreo em todo o mundo, inclusive fazendo parte do Conselho da ICAO, a Organização da Aviação Civil Internacional.

A acreditação é concedida por 12 meses, atualizando seus processos anualmente, segundo as recentes recomendações da ICAO e outros órgãos da aviação civil.

O programa também está alinhado às melhores práticas da indústria, incluindo a publicação atualizada de ACI Aviation Business Restart and Recovery.

"Fomentar a confiança nas viagens aéreas será fundamental para a recuperação sustentada da indústria e parabenizamos a equipe do aeroporto de Istambul por mais uma vez demonstrar aos passageiros que saúde e segurança são uma prioridade absoluta", disse o diretor-geral de ACI World, Luis Felipe de Oliveira.

O setor aéreo tem buscado globalmente uma coordenação nos processos e protocolos sanitários, buscando antes mesmo da crise uma padronização de medidas e procedimentos. 

"A recuperação será melhor alcançada por meio de uma abordagem coordenada e globalmente harmonizada que esteja alinhada aos padrões mundiais” comentou o diretor-geral de ACI EUROPE, Olivier Jankovec. 

O Programa Airport Health Accreditation avalia tópicos como limpeza e desinfecção, distanciamento físico, proteção de pessoal, layout físico, comunicações e instalações para passageiros. Todas as áreas e processos que envolvem os viajantes são considerados, incluindo acesso ao terminal, áreas de check-in, triagem de segurança, portões de embarque, salões, comércios de varejo, alimentos e bebidas, equipamentos de portão, como pontes de embarque, escadas rolantes e elevadores, áreas de controle de fronteira e instalações (em colaboração com autoridades), área de retirada de bagagem e saída de desembarque.

“Como iGA, percorremos um longo caminho em termos de medidas de saúde, empreendendo esforços para alcançar esta visão otimista”, disse Kadri Samsunlu, CEO da iGA Airport Operation.

Desde que o Programa Airport Health Accreditation foi lançado, em julho de 2020, mais de 600 aeroportos de todos os tamanhos em todo o mundo se inscreveram voluntariamente. No Brasil, foram certificados no Programa AHA o aeroporto Belo Horizonte/Confins, aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos, Brasília, o internacional do Rio de Janeiro/Galeão e Viracopos, este último em Campinas.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 06/07/2021, às 14h00 - Atualizado às 17h10


Mais Notícias