A Azul Linhas Aéreas fará voos diretos de Curitiba para Guarapuava, no interior do Paraná
A partir de 10 de março, o aeroporto internacional de Curitiba contará com voos diretos para Guarapuava (GPB), no sul do Paraná, pela Azul Linhas Aéreas, que já iniciou as vendas de passagens, na última semana.
A rota será feita em quatro frequências semanais, com saídas da capital paranaense (CWB) às segundas, quartas, sextas e domingos às 13h. No sentido contrário, as partidas acontecerão às 14h55, nos respectivos horários locais, utilizando o ATR 72-600, com capacidade para receber até setenta passageiros.
Atualmente, GPB recebe voos diretos apenas de Campinas (VCP), em três frequências semanais. "Curitiba, como a capital do estado, é um polo econômico e logístico, com grande relevância no comércio, indústria e turismo. Guarapuava, por sua vez, é uma cidade do interior paranaense com importante vocação agrícola, além de ser um centro regional de serviços e comércio", disse Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.
Atualmente, para destinos dentro do Paraná, o aeroporto Afonso Pena oferece voos diretos para nove destinos, incluindo Londrina (LDB), Maringá (MGF) e Foz do Iguaçu (IGU), pela Azul e/ou pela Latam Airlines.
O Aeroporto Afonso Pena ganhará uma nova pista até o fim de 2026. O novo local para pouso está previsto conforme estipulado no contrato de concessão do chamado Bloco Sul e firmado com a CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal. A pista, com 3.000 metros de extensão, será a maior do Paraná e possibilitará operações de voos de aeronaves maiores.
Atualmente, o aeroporto possui duas pistas: a 11 x 29, de 1.800 metros e a 15 x 33, com 2.200 metros. A nova pista, que terá cabeceiras 16R/34L, será construída em uma área que já pertence ao aeródromo, no setor sul do campo, paralela à 15 x 33. Com aproximadamente 1.000 metros afastada, a nova pista poderá ter, no futuro, operações com aproximações simultâneas.
Atualmente, a maior pista do estado do Paraná é a do aeroporto de Foz do Iguaçu (IGU), também administrada pela CCR Aeroportos.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/01/2025, às 08h29
+lidas