AERO Magazine
Busca

Fim operacional

Avião que foi da Azul vira sucata nos Estados Unidos

Um Airbus A320ceo que passou brevemente pela Azul foi visto recentemente desmontado na Flórida


O PR-AJB foi visto sem a maioria das peças operacionais em Tampa, nos Estados Unidos - Airbus/Divulgação
O PR-AJB foi visto sem a maioria das peças operacionais em Tampa, nos Estados Unidos - Airbus/Divulgação

Um dos poucos Airbus A320ceo que operou na Azul, chamou a atenção pelo o seu estado de sucata no aeroporto regional de Brooksville, localizado na Flórida, Estados Unidos.

A aeronave em questão é um Airbus A320-214 de matrícula PR-AJB, avião entregue no início dos anos 2000, operando pelas britânicas Air 2000, First Choice Airways, Thomson Airways, Monarch e por fim, na Azul Linhas Aéreas em 2018, sob o batismo de “Clube Tudo Azul”.

Uma foto que está circulando nas redes sociais, mostra o avião sem os motores e peças essenciais para o seu funcionamento, marcando o fim operacional. Acredita-se que o avião foi estocado e desmontado em 2019.  

Por falar no aeroporto de Brooksvillle, o local é conhecido por armazenar aviões em desuso ou desmonte para o mercado de peças.

Curiosamente, a vinda deste avião para a frota da Azul serviu para que a companha pudesse acompanhar à crescente demanda de passageiros enquanto a Azul aguardasse a chegada de mais aviões A320neo.

Chamou a atenção também o fato de o PR-AJB ter operado na Azul somente entre os meses de maio a outubro de 2018. Período considerado curtíssimo para um contrato de leasing.

A Azul também operou outro Airbus A320ceo nos mesmos moldes (PR-AJE), entretanto, o avião que operou na Avianca Brasil (PR-ONW) antes de fazer parte da Azul, hoje está na Avianca sob o registro N956AV.

Por fim, tanto as matrículas PR-AJB quanto PR-AJE foram reservadas inicialmente para a frota do Airbus A350 da Azul, outro avião que teve um breve período operacional na companhia. 

Por Gabriel Benevides
Publicado em 22/01/2025, às 20h24


Mais Notícias